loader image
O Porto de Santos: maior da América Latina
O Porto de Santos: maior da América Latina (Eduardo Knapp/Folhapress/.)

A greve dos Auditores-Fiscais da Receita Federal, iniciada em 20 de novembro de 2023, está afetando o comércio exterior brasileiro. A partir de segunda-feira, 22 de janeiro, não haverá desembaraço de cargas no porto de Santos, o maior do país.

A medida foi tomada pelo Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal de Santos (Sindifisco-Santos) em razão da inação do governo em relação à regulamentação da remuneração por produtividade da categoria, pleito que os auditores reivindicam desde 2017.

Com a greve, haverá apenas a liberação de cargas perecíveis, vivas, perigosas, medicamentos e alimentos de consumo de bordo. Já na área tributária, no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (CARF) e nas Delegacias Regionais de Julgamento (DRJ), os auditores não participarão de sessões nem entregarão quaisquer trabalhos, ressalvadas as demandas judiciais.

A paralisação dos auditores-fiscais deve causar transtornos e prejuízos aos contribuintes, em especial à indústria nacional e ao comércio exterior. A expectativa é que o impacto seja maior nas operações de importação, que representam cerca de 70% do comércio exterior brasileiro.

A Yaho, que atende clientes em todo o Brasil, está trabalhando para minimizar os impactos da greve em seus clientes. A empresa está se preparando para atender às demandas de liberação de cargas perecíveis e urgentes, e está orientando seus clientes a se planejarem para possíveis atrasos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress